O treinamento clássico constitui-se numa ferramenta de discipulado que é ministrada em 13 semanas na igreja local.
Para implementar o EE clássico, o pastor local ou um líder indicado por ele deve participar de uma Clínica de Evangelismo Explosivo.

Passo a passo, os participantes aprendem gradualmente a apresentar o Evangelho de maneira convincente ao observar o seu treinador ao compartilhar em situações de vida real. A experiência cria confiança. No final do treino, cada participante é capaz de compartilhar toda a apresentação do Evangelho.

Os pastores relataram um grande crescimento como resultado da implementação do EE. Clássico – tanto na profundidade do conhecimento bíblico pessoal quanto na compreensão das suas congregações, bem como no número de novos convertidos que são trazidos à igreja por aqueles treinados ao compartilhar a sua fé. Também os pastores equipam os crentes da congregação motivando-os a testemunharem como estilo de vida, não apenas durante o treinamento, mas servindo em outras áreas do ministério e nas suas vidas quotidianas.

Ao longo de 13 semanas, com um encontro semanal de 2 horas (1h prática e 1h de saída treinamento), tratam-se os seguintes tópicos:

  1. Treinando os Leigos
  2. Testemunhando Como Estilo de Vida
  3. Compartilhando Boas Noticias
  4. Fazendo Amigos           
  5. Compartilhando Seu Testemunho
  6. Fazendo as Perguntas de Diagnóstico
  7. Analisando a Apresentação do Evangelho
  8. Chamando ao Compromisso: A Decisão
  9. Discipulando Novos Crentes: Acompanhamento
  10. Integrando Novos Crentes à Igreja
  11. Alistando e Crescendo
  12. Lidando com Objeções
  13. Adicionando Outras Ilustrações
  14. Buscando Contatos com um Questionário
  15. Desenvolvendo Líderes
  16. Alcançando Todas as Nações